Sob o tema “Desenvolvimento Sustentável em toda a Cadeia de Valor Mineral e Energético, rumo a um Futuro de Baixo Carbono”, a cidade de Maputo vai acolher nos dias 2 e 3 de Junho próximo a 8ª edição do evento bienal sobre Mineração, Petróleo, Gás e Energia de Moçambique, cuja cerimónia de abertura será orientada por Sua Excelência Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.
O evento de dois dias vai juntar os principais actores da indústria nacional e internacional, para discutir o futuro da indústria, em Moçambique. Dados os últimos desenvolvimentos geopolíticos globais, haverá um grande interesse em acelerar o desenvolvimento de mega-projectos cruciais, em Moçambique, numa fase chave para vários projectos que deverão ser ampliados, com investimento e oportunidades de projecto a aumentar, rapidamente.
No leque de tópicos a serem discutidos no evento em causa, o destaque vai para: “Moçambique: Construir o Futuro – Energia & Mineração Pós-Pandemia: Cadeia de Abastecimento pós-Covid 19; “Desenvolvimentos Futuros, Objectivos, Desafios: Projectos e Infra-estruturas de GNL” e “Mineração – Minas de Carbono Zero, Investimento em potenciais novos projectos, Descarbonização em Minas”.
Seguindo as tendências actuais, a edição deste ano continuará a apresentar iniciativas estratégicas do governo, no fornecimento de infra-estruturas, opções políticas sustentáveis, reformas sectoriais, segurança na região, durante a próxima década e energias renováveis na electrificação de Moçambique, combatendo o netzero, armazenamento, planeamento da rede eléctrica, transmissão e o futuro do hidrogénio.
Na lista de principais oradores da conferência inclui Ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique, PCA da ENH, Presidente do INP, PCA da EDM, CEO da Matola Gas Company e outros dignitários e delegados de alto nível, bem como outros intervenientes de instituições regionais e internacionais de renome dentro e fora das indústrias de energia, mineração, petróleo e gás. Aprovada pela ENH – Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P, a MMEC 2022 contará também com a participação de Ministros, Directores Seniores de empresas governamentais, parceiros estratégicos de desenvolvimento, operadores dos sectores do petróleo e gás, mineiro e energético.